"Tucunaré", problema ou solução?


Espécie é boa alternativa de repovoamento de peixes; entretanto, há polêmicas sobre sua ação predadora
Muitos pescadores locais culpam o tucunaré pela diminuição na pesca de outras espécies, como o dourado, a piapara, a piracanjuba entre outros peixes, porém lembramos que a principal vilã da diminuição dos estoques de pesca é a própria construção da barragem, que gerou mudanças no rio e no antigo hábitat desses espécimes.

Além disso, quem conhece o mínimo de
pesca sabe que essas espécies dificilmente dividem o mesmo espaço na água.

Portanto, acredito que o tucunaré tenha vingado graças ao novo hábitat proporcionado pela construção da barragem hidrelétrica que represou o rio e, hoje, é uma boa solução para manter a represa com vida e a população ribeirinha com alimento abundante e de boa qualidade, pois sua carne é nobre e saudável.

O impacto ambiental causado pelo represamento do rio é muito complicado de ser amenizado e, muitas vezes, é mais fácil apresentar um culpado – o tucunaré – do que realizar os esforços necessários para equilibrar a fauna local novamente.

A própria legislação não prevê a proteção do peixe no período de defeso nas localidades de onde não é nativo, o que é uma verdadeira aberração, pois o tucunaré é responsável por grande parte da movimentação financeira das cidades que cercam essas represas.

Comentários