Como pescar tucunarés

Uma vez tendo escolhido  pescaria tucunarés, a etapa seguinte é a busca do lugar em que ela pode se realizar. Se a opção recair no uso de iscas artificiais, então qualquer local serve. Se, entretanto, for utilizar isca viva, então se deve procurar um ponto em que se possa adquiri-las ou capturá-las. Normalmente são disponibilizadas em hotéis-pesqueiros, nas represas do Sudeste, como Pereira Barreto, Rubinéia, Ilha Solteira, Presidente Epitácio, entre outras. Já na região Amazônica, especialmente em Manaus, a prática da pesca se dá exclusivamente com iscas artificiais.
Quando for escolher o local, o pescador precisa observar alguns fatores. Considerando que a maioria das
pescarias de tucunaré é realizada embarcada, deve-se analisar que infra-estrutura náutica será proporcionada ou se é necessário levar seus próprios equipamentos. Aqui vale uma regra bastante salutar: a primeira pescaria de tucunaré deve acontecer na companhia de alguém já acostumado e que, de preferência, conheça o local.
 Um bom guia da região – que só poderá ser avaliado a posteriori -, também é bastante importante. Em determinadas situações de vento, podemos ter ondas de tal tamanho que a navegação fica quase que impossibilitada. Saber pilotar um barco, e bem, nessas horas é fundamental.
É sempre recomendável ir a um lugar que esteja sendo bastante comentado. Não importa, quando se está iniciando, o tamanho dos peixes. A quantidade de fisgadas é mais importante para podermos começar a entender o peixe e sua captura. Não existe nada mais irritante e desanimador, para quem está começando, que passar o dia inteiro pinchando e nada acontecer.
Um exemplo prático, hoje, seria optar-se por Presidente Epitácio, em vez de Itumbiara, embora esta última represa ainda esteja proporcionando a maioria dos grandes tucunarés-azuis que se tem capturado.
Se for viajar para a Amazônia, porém, é importante não deixar de fazer, antes, uma pescaria experimental em algum lugar mais próximo. Não são poucos os casos em que a “pescaria dos sonhos” vira frustração. Dependendo da situação local e, principalmente, do nível da água, a pesca pode ser extremamente difícil para quem está iniciando. Especialmente se não tiver o domínio do trabalho com iscas artificiais e o conhecimento de onde posicionar os arremessos.
A escolha da melhor época para a pescaria é muito importante. Nas represas do Sudeste, as estatísticas têm mostrado uma safra mais rendosa, entre junho e agosto. Na Amazônia, há que se buscar informações sobre o nível das águas em cada região pretendida. Com a água muito alta, os peixes desaparecem vegetação adentro, tornando quase que impossível a captura dos tucunarés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário