Anzol para pesca

Veja nossas dicas de Anzol para Pesca adequado para cada tipo de pesca.
Cada tipo de pesca existe um anzol adequado.
Tamanho do Anzol para Pesca
Para saber o tamanho adequado dos anzóis para sua pesca que se pretende usar, é importante ter em mente as espécies de peixe que se deseja capturar
Também é bom conhecer um pouco sobre estes peixes, como por exemplo: saber a posição da boca, o tamanho e hábitos alimentares. Se usar um anzol muito grande na sua pescaria, dificilmente os peixes conseguirão acomodá-lo na boca e, dependendo da espécie, será impossível capturá-la. Por outro lado, anzóis pequenos causam muitos estragos no peixe, pois eles o podem engolir e machucar órgãos internos como brânquias e estômago.

O número que define o tamanho de um anzol é usado individualmente por cada fabricante. A escala mais comumente usada em pesca esportiva é a da Mustad. O tamanho do anzol é inversamente proporcional a numeração do mesmo, até o número 1. A partir deste tamanho, a razão é proporcional e a numeração é acrescida do /0.
 
Espessura de Anzol para Pesca

A espessura está diretamente relacionada à resistência do anzol. Os anzóis finos são ótimos para pesca de peixes com a boca frágil, como Carpas, ou com os lábios grossos. Os anzóis finos penetram mais e proporcionam uma melhor fisgada, além de machucarem menos os peixes.
Fisga

Mantendo a fisga sempre afiada, você terá maior eficiência no ato de fisgar o exemplar, além de que você pode usar linhas mais finas, tornando sua pescaria mais esportiva e emocionante.
Cor

Embora este item não seja tão relevante, deve ser levado em conta como um fator que pode interferir na quantidade dos ataques. Às vezes, ouve-se falar que a pessoa jogou só a linha e o anzol sem isca na água e capturou um peixe. Isto pode acontecer devido à cor, podendo o anzol ter sido um atrativo para o peixe. Lembre-se: nem sempre a cor está ligada à qualidade do anzol. 

Conservação do Anzol para Pesca

Outro detalhe que temos que prestar a atenção que é o mais desprezado é a conservação dos anzóis. É comum vermos pescadores usando anzóis enferrujados, com uma péssima conservação. Pescar com anzóis assim é muito arriscado, como por exemplo, no momento da fisgada, se for um exemplar de um bom porte, o anzol pode se romper. Anzóis assim são também um grande perigo para o próprio pescador, podendo ele se fisgar com o mesmo, tendo grandes chances de adquirir uma infecção, como o tétano.
Gamakatsu - Maruseigo - etc):

Estes anzóis são excelentes para fisgar, muito usados em competições. O peixes mais comumente fisgados são pampo, robalo, piapara, papa-terra (betara), lambari, matrinchã, piraputanga, etc.
Anzóis para minhocas artificiais
Especialmente desenhados para acomodar minhocas artificiais e outras iscas de silicone. Peixes fisgados: black bass.
Anzóis para pesca pesada
São anzóis forjados e ultra-resistentes, as argolas normalmente são do tipo olho de agulha ou convencionais, porém soldados. Peixes fisgados: marlins, atuns, cavalas, dourados, jaús, piraíbas, etc.
Anzol beak
Resistente e fisga firmemente. Peixes: apapá, aruanã, bagre, barbado,black-bass, cachara, cachorra, carpa, corvina de água doce, dourado, jatuarana, jaú, mandí, pacu, palmito, piau, piava, piavuçú, piracanjuba, piraiba, piranha, piraputanga, pintado, tabarana, tambaquí, tilápia, traíra, trairão e tucunaré.
Anzol bowed
Resistente e com fisgada profunda. Peixes: carpa, dourado, prejereba, miraguaia, pirará.
Anzol carliste
Haste longa, evita que peixes com dentes cortem a linha. Peixes: bagre (água doce e salgada), piranha, traíra, corvina de água doce.
Anzol crystal
Fisgam facilmente peixes de boca pequena. Peixes: acará, apaiarí, curimbatá, lambarí, piau, piava, tilápia, papa-terra (betara), pampo.
Garatéia
União de três anzóis, utilizadas com iscas excessivamente moles, são utilizadas em iscas artifíciais. Peixes: espada, barracuda e carpas.
Anzol kirby
Utilizados com íscas vivas. Peixes: tucunaré, tilápia, traira, lambarí, acará, bagre, matrinchã.
Anzol wipe gape
Mantém as iscas vivas por mais tempo e com maior liberdade de movimento. Peixes: pescada e robalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário