Carretilha

A Carretilha tem capacidade de tracionar as linhas, proporcionando arremessos precisos e maior controle das iscas, desempenhando-se melhor nas grandes brigas que os molinetes e os spincasts, porém a Carretilha dificulta o lançamento de iscas leves. Quanto mais rolamentos elas possuírem, melhores serão os arremessos. Alguns modelos de Carretilhas possuem o flipping, este possibilita que, ao retirar o dedo do botão de liberação, o carretel volte à posição fechada sem precisar girar a manivela. Você precisa  regular a saída da linha (freio) antes de arremessar. Esse procedimento é solicitado à cada diferente peso de isca,
sejam elas naturais ou artificiais, agindo da seguinte forma:  monte a vara com a Carretilha e linha específicas, feche o freio totalmente e destrave o botão que libera o carretel; abra lentamente o freio, faça isto até a isca começar a descer lentamente.  Se o freio da Carretilha estiver com muito peso, a isca não atingirá grande distância, já com ele aberto demais, você corre o risco de cabeleiras na linha ( quando se lança e a isca perde a velocidade, o carretel continua girando, isso forma um bolo de linha na carretilha), preste atenção !

A Carretilha levam vantagem sobre os molinetes e os spincasts por não torcerem as linhas. A linha entra no sentido tranversal nos carretéis. Possuem maior força de tração; não sofrem tanto atrito da linha nos passadores.

Como utilizar a Carretilha :

Com a Carretilha destrave o botão que libera o carretel e prenda a linha com o dedão, liberando na hora do arremesso. Conforme a isca for perdendo a velocidade e caindo n'água, prenda a linha novamente com o dedo. Para o recolhimento, gire a manivela que o carretel trava, enrolando a linha.

Existem controles de freio na Carretilha desenvolvidos para diminuir o risco de cabeleiras, que são o magnético e o centrífugo. O freio magnético tem um conjunto de imãs, que agem mais ou menos no carretel, dependendo da regulagem. Possui um botão lateral numerado de zero a dez agindo da seguinte forma: quanto mais próximo de dez, mais os imãs atuam no carretel, quanto mais próximo a zero, mais livre está o sistema. Antes de proceder essa regulagem do magnético, o principal precisa estar em ordem. Depois de se tentar em alguns pontos, percebe-se que os ideais para se evitar cabeleiras ficam entre as posições 4 e 6, podendo variar de acordo com cada pescador. Os freios centrígugos funcionam da mesma forma que os magnéticos. São de maior precisão, mas de mais difícil acesso, pois ficam dentro das carretilhas. Ao invés de botões numerados são 2, 4 ou 6 pinos plásticos encaixados em outros pinos presos aos carretéis. Tem duas posições: aberto e fechado. Abertos, enquanto o carretel gira, trabalham como lonas de freio, encostando nas laterais e prendem levemente o carretel, evitando problemas. Fechados, permitem giro livre do carretel. Para regulagem intermediária, você deve deixar alguns pinos abertos, outros fechados. Posicione-os sempre de 2 em 2, sendo 2, 4 ou 6 pinos abertos. Para ter acessos aos pinos, abra a carretilha lateralmente avistando-os no carretel. Quanto mais experiente você se tornar, mais poderá abrir os freios, possibilitando arremessos mais longos com sua Carretilha até.

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