Pesca de praia

A Pesca de Praia é realizada, em sua grande maioria, de arremessos. Muitos fatores podem influenciar nesse tipo de pesca, sendo que os principais são as marés, as condições metereológicas, a piscosidade do local, entre outros fatores. Além disso, para ficar mais fácil de compreender, podemos ainda dividir a Pesca de Praia em dois tipos, levando-se em consideração o local: pesca em praias fundas (de tombo), ou pesca em praias rasas.As praias de tombo são aquelas em que a profundidade aumenta rapidamente, logo no início, com pouca seqüência de ondas. Isto dá uma certa vantagem ao pescador no arremesso. O pescador nem mesmo precisa molhar os pés na água para lançar sua isca.

As praias rasas caracterizam-se por ter sua profundidade aumentando aos poucos e por apresentarem uma série de ondas que gera canais ou valas, onde o pescador tem de identificar em quais destes canais correm os peixes.

Canais para Pesca de Praia

A identificação dos canais por onde passam os peixes é necessária e simples. Uma simples visualização do movimento da ondas, vendo onde ela perde a espuma (antes de quebrar) identifica a localização dos canais. Nestes pontos já identificados é que a isca deve ser jogada, testando-se um a um cada canal. Normalmente, a praia possui três canais, com uma distância de cerca de 25 a 30 metros entre cada um, sendo que o último é o mais fundo e o mais longe. Além disto, tem-se de observar que os canais vão ser eficazes na maré cheia, sendo que, em outras marés, o ideal é o arremesso mais longo, para pontos onde os peixes se localizam. Quanto à correnteza, você deve observar seus movimentos. Em caso de maré correndo, o lançamento deve ser feito em direção ao lado oposto da correnteza, sem esticar a linha do molinete.

As marés da praia

Como já comentado anteriormente, a maré que normalmente propicia melhores resultados para a Pesca de Praia é a cheia. Isto porque é nesse momento que começa a movimentação de todos os seres que vivem sob a areia e que são alimento natural dos peixes, que, sabendo disso, aproximam-se mais. Os pequenos animais, que são as tatuíras, sarnambis, siris, minhocas de praia, corruptos e outros, são atrativos para os peixes.Espero que tenham gostado das dicas de Pesca de Praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário