Varas de pesca

Varas de pesca – Conheça um pouco antes de comprar
Olá a todoas amantes da pesca esportiva e amadora.
Selecionamos para você pescador um pouco sobre os tipos de varas de pesca especialmente as varas para carretilhas, as quais temos uma série de especificações.
Varas de pesca para molinetes
Os passadores são maiores, pois a linha sai em espiral causando maior atrito da linha com o passador. Não
possuem gatilho.

Varas de pesca para carretilhas
Os passadores são menores, pois a linha sai reta causando menos atrito. A maioria possui gatilho.

Confecção e montagem
 
As partes de uma vara de pescaria:

-BLANK – É o corpo da vara, responsável pelo poder da vara, ou seja, a quantidade de esforço que a vara suporta. Também determina a ação da vara. Pode variara de tamanho conforme o tipo de pescaria
-REEL SEAT – É o fixador da carretilha/molinete. Onde se prende a carretilha à vara.
-REAR GRIP – Chamado de “cabo”. Pode ser curto ou comprido dependendo da modalidade a ser usada.
-BUTT CAP – É a tampa do cabo. Peça muito importante. Além de ser um item no acabamento da vara. É o Butt Cap que evita o choque direto do Blank com o chão, o que poderia causar trincas na vara. É ele também que veda o cabo e o Blank para não acumular sujeiras como umidade, areia, limo, maresia, barro, etc.
-TIP TOP – Ponteira da vara.
-GUIDES – Passadores ou Guias.
-HOOK KEEP – Prendedor de anzol/ iscas artificiais.

Leitura das varas de pesca

Tipos de Varas:
-ULTRALIGHT (UL) – Ultra Leve
Linha até 6 libras (2,3kg)

-LIGHT (L) – Leve
Linha de 6 a 12 libras (2,3kg a 5,4kg)
-MEDIUM (M) – Média
Linha de 10 a 14 libras (4,5kg a 6,4kg)
-MEDIUM-HEAVY (MH) – Média Pesada
Linha de 14 a 25 libras (6,4kg a 11,3kg)
-HEAVY (H) – Pesada
Linha de 16 a 30 libras (7,2Kg a 13,6kg)
-MUSKY, EX-HEAVY – Super Pesada
Linha acima de 35 libras (15,9kg)

Classificações
As varas são classificadas quanto ao comprimento, pesos de arremesso, poder ou força, capacidade de pesos e resistência das linhas e ações. Normalmente essas ckassificações vem impressas nas próprias varas.
COMPRIMENTO
É a medida do cabo à ponteira. Quanto mais compridas forem, mais longe se pode arremessar. Porém, fatores como ações da varas, pesos das iscas, espessuras das linhas e qualidade da carretilha podem influenciar. Em geral, elas tem os comprimentos especificados em pés e polegadas.
PESOS DE ARREMESSO
As varas possuem limites mínimos e máximos quanto ao peso de iscas que suportam arremessar. Os valores referentes a pesos de arremessos vem expressos em onças (OZ).

CAPACIDADE DE PESO E RESISTENCIA DA LINHA
Determina qual a capacidade mínima e máxima da linha com que se pode trabalhar. A mínima é a linha mais fraca que pode ser utilizada sem risco de partir no arremesso. A máxima é a mais forte que pode ser utilizada sem o risco de quebrar a vara. As variações entre as medidas dos diâmetros são expressas em frações de milímetro (ex.: 0,25 – 0,40 – 0,50) e a libragem em libras (ex.: 10lb, 25lb, 50lb).

Ação da vara para pescaria (Action)
Esse conceito diz respeito à velocidade de recuperação dos blanks, ou, o período de tempo que levam para voltar à posição normal depois de vergados nos arremessos fisgadas ou nos trabalhos com as iscas.
Na hora da fisgada uma vara de ação extra-rápida tem um resultado muito mais rápido do que uma vara de ação lenta. Para pescarias rápidas onde a fisgada tem que ser imediata eu prefiro usar varas rápidas e extra-rápidas. A pesca de superfície com bóias cevadeiras por exemplo é um caso desses.
Já uma pescaria onde tenho que deixar o peixe carregar a isca para depois fisgar eu já prefiro uma vara lenta que facilita e muito esse trabalho. A pesca de carpas por exemplo.
Uma pescaria de dourados onde a fisgada além de ser rápida tem que ser forte, uma vara rápida seria o ideal. Nesse caso uma vara lenta seria insuficiente na hora da fisgada e o peixe escaparia com certeza.
Então galera veja muito bem o tipo de pescaria e peixes a serem fisgados para depois procurar varas de pesca adequada.

Veja alguns modelos de Varas de Pesca
Passadores
Passadores

Separamos algumas lojas que vendem as melhores Varas de pesca :

Nenhum comentário:

Postar um comentário